O que são fontes de energias renováveis

O que são fontes de energias renováveis

Com a crise dos combustíveis fósseis altamente poluentes que permeia o século XXI, a tendência mundial do momento é investir cada vez mais em energia limpa. Por isso, as buscas pelo o que são energias renováveis tem aumentado tanto nos últimos anos.

O que são fontes de energias renováveis

A demanda mundial por energias renováveis

Principalmente com fatos contemporâneos, como a Guerra da Ucrânia, onde os europeus diminuíram as importações de petróleo e gás natural da Rússia por questões geopolíticas aliada aos conflitos do mundo árabe, com países conhecidos por serem grandes produtores de petróleo. 

Conforme as ordens geopolíticas internacionais do século XXI vão se moldando, a maior certeza que temos atualmente é que, sem energia limpa, os países não conseguirão a independência de suas matrizes energéticas.

Entretanto, no Brasil, somos campeões e damos goleada em outros países quando o assunto é energia limpa.

Segundo relatório do Ministério de Minas e Energia divulgado ano passado, 85% de toda a energia que produzimos vem de matrizes energéticas renováveis, o que é um grande motivo de orgulho para todos nós.

Conforme disse André Osório, diretor do Departamento de Informações e Estudos Energéticos do Ministério de Minas e Energia (MME) na época da divulgação do relatório, a matriz elétrica brasileira é uma das mais renováveis do mundo, com o triplo da capacidade média mundial.

As energias renováveis são amigas do meio ambiente porque, ao contrário da queima de combustíveis fósseis, elas não liberam dióxido de carbono na atmosfera, contribuindo para a diminuição da emissão de gases do efeito estufa, principal causa do aquecimento global e das preocupantes mudanças climáticas pelas quais estamos passando.

E quando falamos de energia renovável, estamos falando de energia eólica, fotovoltaica, hidrelétrica, geotérmica, entre outras que constituem fontes inesgotáveis de recursos energéticos e auxiliam na proteção do ecossistema global.

Pensando nisso, nossa página trouxe a você algumas peculiaridades de cada fonte de energia limpa utilizada atualmente, algo de utilidade importantíssima nos tempos atuais.

Veja a seguir os exemplos mais conhecidos de fontes de energia renováveis utilizados em larga escala por todos os países ao redor do mundo.

Energia Hidrelétrica 

Essa nós conhecemos muito bem, não é mesmo? A energia hidrelétrica é um dos maiores orgulhos do povo brasileiro, pois não libera dióxido de carbono na atmosfera e é um dos grandes pilares do nosso desenvolvimento sustentável no século XXI.

Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgados este ano, a participação da Energia Hidráulica (na qual se incluem as usinas hidrelétricas) no Sistema Interligado Nacional passou de 73% no ano passado para 77% este ano. 

A energia hidrelétrica se forma pelo movimento natural das águas dos rios, um recurso natural importantíssimo em nosso país, e se constitui em uma fonte inesgotável de energia, garantindo muito de nossa independência energética em relação a outros países.

Apesar da crise hídrica pela qual passamos ano passado, onde, infelizmente, as usinas termelétricas tiveram que ser acionadas para atenderem a demanda energética nacional, o cenário mudou com o regime pluvial que estamos tendo este ano, o que nos traz números muito animadores nesse sentido.

Energia Eólica

Outro dado que aumenta o orgulho dos brasileiros a cada ano que passa é a participação da energia eólica em nossa matriz energética geral.

A energia eólica é aquela proveniente da ação dos ventos que movem geradores e produzem muitas unidades de medida energética para a população em geral.

Dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgados esse ano e já mencionados acima, além de boas notícias sobre a utilização da energia hidráulica, também trazem números bem animadores em relação à participação da energia eólica em nossas vidas.

Por exemplo, em um ano, a participação da energia dos ventos em nosso Sistema Interligado Nacional subiu de 9% para 10%, com contribuição das várias usinas de energia eólica construídas nos últimos anos.

Assim como a hidráulica, a energia proveniente da ação dos ventos é inesgotável e não poluente, representando um salto para o futuro para a geração de eletricidade em escala global, onde o Brasil já se coloca como protagonista.

Energia Solar

A participação da energia solar em nosso Sistema Interligado Nacional de energia ainda é pequena, mas cresceu 100% entre 2021 e 2022 segundo os dados divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), passando de 1% de participação para 2%.

Ainda é uma participação baixa se a compararmos com as outras matrizes energéticas, mas a energia solar traz inúmeros benefícios à população.

Acredita-se que, nos próximos anos, principalmente em decorrência da crise energética pela qual passamos no ano passado, a tendência será de uma corrida cada vez maior pela energia solar, já que ela é capaz de baratear contas de luz em mais de 50%.

Entretanto, ainda é caro instalar painéis fotovoltaicos em nossas casas, infelizmente. Porém, já existem empresas distribuidoras de energia montando grandes usinas de produção de energia solar sob o conceito de Geração Distribuída, o que poderá ser uma alternativa mais agradável aos bolsos.

Usinas Termelétricas a Biogás

Uma iniciativa interessante da Liberum Energia, foi a ideia inovadora de realizar investimentos e cuidar da implantação de uma Usina Termelétrica a Biogás no Espírito Santo.

Principais tipos de fontes de energias renováveis

Diferente das usinas termelétricas tradicionais, altamente poluentes, a Usina Termelétrica a Biogás fomentada pela Liberum produz energia a partir do gás metano liberado em aterros sanitários, podendo atender uma demanda de até 50 mil pessoas com os ativos energéticos ali produzidos.

Você já imaginou poder produzir energia através do lixo descartado em centros urbanos? A empresa teve essa ideia e a colocou em prática, auxiliando na preservação ambiental de nosso país e dando um grande salto rumo ao desenvolvimento sustentável.

Conclusão

As fontes de energia limpa representam o futuro dos seres humanos na luta contra o aquecimento global, que está sendo tão nocivo a nós. Além disso, representam a independência energética de várias nações, antes dependentes de matrizes poluentes.

Você já sabia o que são energias renováveis? Esperamos que, com as informações acima, você tenha conseguido compreender melhor o quão benéficas elas são ao nosso planeta!

Liberum Energia

A Liberum Energia atua no setor de geração de energia renovável por meio da gestão de ativos com a missão de ampliar a produção nacional de energia limpa e renovável, essencial ao crescimento sustentável do país.

Desconto na Conta de Luz - Liberum Energia

Quais os Tipos de Energias Renováveis

A energia renovável é a energia que se renova naturalmente, sem agredir o meio ambiente. Existem diversos tipos de energias renováveis, e cada uma apresenta vantagens e desvantagens em relação às outras....

Liberum Energia

O Que São Energias Não Renováveis

A cada dia o mundo e as empresas estão mais preocupadas com as fontes de energia. Mas o que são elas exatamente? Neste artigo, vamos explicar o que são energias não renováveis e quais os principais problemas associados a elas.…...

Liberum Energia

Fontes de energia renováveis: tudo o que você precisa saber

A cada ano que passa, o interesse global em fontes renováveis de energia (também conhecidas como fontes de energia limpa) cresce significativamente, dada a necessidade cada vez maior de energia elétrica pelos seres humanos para a execução da imensa maioria…...

Liberum Energia