Fontes de energia renováveis - Independência energética

Fontes de energia renováveis: tudo o que você precisa saber

A cada ano que passa, o interesse global em fontes renováveis de energia (também conhecidas como fontes de energia limpa) cresce significativamente, dada a necessidade cada vez maior de energia elétrica pelos seres humanos para a execução da imensa maioria de suas atividades e a necessidade de cuidar do meio ambiente.

Fontes de energia renováveis - tudo o que você precisa saber

A expansão das energias renováveis

Já está provado em amplos estudos e análises que os recursos naturais não são infinitos e que o desenvolvimento das nações ao redor do globo deve ocorrer de forma sustentável.

É claro que, sem energia, é impossível que qualquer povo consiga se desenvolver, mas é necessário ter um cuidado especial com a natureza, já que seus recursos, um dia, poderão acabar.

E é com essa ideia que os países ao redor do mundo estão cada vez mais preocupados em passarem a utilizar fontes renováveis de energia, mudando toda as suas matrizes energéticas, em benefício do cuidado com seus ecossistemas.

Muitos são os motivos que levaram a isso, mas o que mais nos interessa no momento é que o século XXI está sendo marcado por essas mudanças, que são significativas, na visão global sobre desenvolvimento socioeconômico.

Dados divulgados no primeiro semestre deste ano pela Agência Internacional de Energia demonstram que a produção mundial de energia renovável bateu recorde no ano passado. Foram mais de 295 GW (o que equivale a 20 Usinas de Itaipu) de energia produzida, apesar da crise gerada pela pandemia de COVID-19.

E a energia renovável está em todas as partes, em todas as centrais de produção energética que utilizam recursos que naturalmente se abastecem, como o sol, a chuva, as marés, a força das correntes dos rios, o vento e a energia geotérmica (proveniente do calor no centro da terra).

Inclusive, nesse quesito, o Brasil é motivo de orgulho para todos nós: 84% de toda a energia do país é produzida por meio de fontes renováveis, como as hidrelétricas e os biocombustíveis.

Pensando nisso, nossa página trouxe até você algumas vantagens interessantes do uso da energia renovável, utilizada em larga escala no Brasil e no mundo e contribuindo significativamente para a preservação ambiental sob a ótica do desenvolvimento sustentável.

Vantagens das fontes renováveis de energia

Veja a seguir algumas das vantagens da utilização de fontes renováveis de energia que são utilizadas em larga escala no Brasil.

Menos poluição ambiental

As fontes de energia renováveis não são chamadas também de “fontes de energia limpa” à toa.

Diferentemente das matrizes energéticas poluentes, como os combustíveis fósseis e as fontes nucleares, a energia limpa, vinda de fontes naturais renováveis como a cana de açúcar para  produção de etanol ou a mamona para a produção do biodiesel, se reabastece, sendo muito mais amigável ao meio ambiente.

Outra vantagem ao ecossistema reside no fato de que a utilização das matrizes energéticas limpas, diferentemente das energias não renováveis, não produz dióxido de carbono e outros gases do efeito estufa, contribuindo para a diminuição das mudanças climáticas em escala global.

É uma fonte de recursos inesgotável

Considerando uma necessidade cada vez maior de energia por parte dos seres humanos, é extremamente benéfico o fato de que as matrizes energéticas limpas não se esgotam.

Estamos aqui falando dos ventos para a energia eólica, as marés e rios para a energia hidráulica, o calor do centro da terra para a energia geotérmica.

Todas as fontes citadas acima são inesgotáveis e tornam o desenvolvimento humano muito mais sustentável.

Aliás, sustentabilidade é uma das maiores questões globais no século XXI, já que a exploração desenfreada de recursos nos últimos séculos acendeu vários alertas nesse sentido. 

Ou seja, a energia renovável é a tendência do presente e de um futuro que já não está tão distante e bate todos os dias em nossa porta.

Representam a independência energética de um povo

Historicamente, a disputa por fontes de energia causou e ainda causa muitos conflitos entre povos das mais variadas regiões dos planetas, com diferentes etnias e crenças.

Fontes de energia renováveis - Independência energética

A verdade é que, desde o fim do século XVIII, a vida dos seres humanos ficou cada vez mais acoplada às suas necessidades energéticas, o que colocou essa questão no centro das atenções.

Entretanto, o uso extremo de energias não renováveis como os combustíveis fósseis e de usinas nucleares fez com que os recursos naturais atingissem um patamar de escassez nunca antes visto e colocasse povos dependendo de outros que ainda os tivessem.

Com as fontes de energia renováveis, vários países dependentes de importação de petróleo e gás natural, por exemplo, poderão tornar-se independentes no aspecto energético.

Um exemplo atual e bastante comentado é a dependência que os países europeus têm do gás natural russo. Com a Guerra da Ucrânia e as diminuições de relações comerciais com a Rússia, a Europa já começa a traçar planos de aumento de investimentos em energia limpa para acabar com essa necessidade.

Geram empregos

O uso de energia renovável em um determinado território movimenta e aquece a economia interna do lugar.

Alguns países, que antes eram dependentes apenas de importação de matrizes energéticas poluentes, foram capazes de criar empregos com a instalação de usinas hidrelétricas, usinas eólicas, estações fotovoltaicas e outras.

No mundo, são 12,7 milhões de postos de trabalho em energia limpa, por exemplo, segundo relatório da Agência Internacional da Energia Renovável e da Organização Internacional do Trabalho.

Ou seja, além dos benefícios ao ecossistema mundial, as energias renováveis também podem ser extremamente vantajosas às populações dos países, principalmente após o desemprego em massa decorrente das crises dos últimos anos.

Conclusão

Inúmeras são as vantagens da energia limpa para a humanidade. Aliás, disso os brasileiros entendem muito bem, pois já temos matriz energética renovável há bastante tempo e somos exemplo para o mundo, já que 84% do nosso consumo vem de energias que não poluem.

As fontes de energia renováveis são o que há de mais moderno nas matrizes energéticas mundiais. Devemos caminhar sempre no sentido de implantação e fomento à produção e utilização das mesmas!

Liberum Energia

A Liberum Energia atua no setor de geração de energia renovável por meio da gestão de ativos com a missão de ampliar a produção nacional de energia limpa e renovável, essencial ao crescimento sustentável do país.

Desconto na Conta de Luz - Liberum Energia

Quais os Tipos de Energias Renováveis

A energia renovável é a energia que se renova naturalmente, sem agredir o meio ambiente. Existem diversos tipos de energias renováveis, e cada uma apresenta vantagens e desvantagens em relação às outras....

Liberum Energia

O Que São Energias Não Renováveis

A cada dia o mundo e as empresas estão mais preocupadas com as fontes de energia. Mas o que são elas exatamente? Neste artigo, vamos explicar o que são energias não renováveis e quais os principais problemas associados a elas.…...

Liberum Energia

O que são fontes de energias renováveis

Com a crise dos combustíveis fósseis altamente poluentes que permeia o século XXI, a tendência mundial do momento é investir cada vez mais em energia limpa. Por isso, as buscas pelo o que são energias renováveis tem aumentado tanto nos…...

Liberum Energia