Apesar de termos ainda um longo caminho pela frente até alcançarmos uma matriz energética totalmente renovável, os benefícios do uso das energias renováveis já são percebidos em todo o mundo.
Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), as fontes de energia renováveis estão se tornando cada vez mais competitivas economicamente e contribuindo para reduzir as emissões globais de gases que causam as mudanças ambientais.
O que são consideradas energias renováveis?
Estas são fontes de energia que não se esgotam quando usadas, como a energia solar, eólica, hidroelétrica, geotérmica e da biomassa.
Nos últimos anos, o mundo vem sofrendo com problemas relacionados ao clima em decorrência do uso exagerado de fontes de energia que agride diretamente o nosso planeta, a prova disso é o aumento da temperatura global. Por isso, é cada vez mais importante que adotemos a energia renovável para produzirmos nossa eletricidade.
Benefícios do Uso das Energias Renováveis
A seguir, você conhecerá os 20 principais benefícios do uso das energias renováveis:
Redução de emissões de gases poluentes na atmosfera
O uso de fontes renováveis na matriz energética contribui para a redução das emissões de gases poluentes, como dióxido de carbono (CO2) e outros gases do efeito estufa.
Menor dependência de combustíveis fósseis
A energia renovável substitui os combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão, reduzindo assim a dependência desses recursos naturais.
Preços competitivos
A energia renovável já é mais barata do que os combustíveis fósseis e com o aumento da adoção, seus preços tendem a cair ainda mais.
Eficiência energética
O uso de fontes de energia renovável maximiza a eficiência energética, aumentando o benefício da produção por unidade consumida.
Redução dos custos com manutenção
Fontes de energia renováveis são duráveis e não exigem muita manutenção, reduzindo assim os custos com reparos e manutenção.
Dispersão geográfica
A geração de energia a partir de fontes renováveis pode ser facilmente distribuída geograficamente, não dependendo da disponibilidade local.
Descentralização
As energias renováveis produzem benefícios para as comunidades locais, permitindo que elas tenham sua própria fonte de energia.
Maior segurança
As fontes renováveis eliminam o risco de dependência a um único fornecedor e às interrupções de eletricidade.
Maior acesso
O acesso à energia elétrica é facilitado pelas fontes renováveis, permitindo que mais pessoas tenham benefícios diretos da eletricidade.
Menor custo para o meio ambiente: As fontes renováveis não liberam poluentes na atmosfera, reduzindo a quantidade de emissões que afetam o meio ambiente.
Menor risco de desastres naturais
Fontes renováveis não exigem grandes projetos de construção que podem causar danos ao meio ambiente.
Maior recurso de emprego
O setor de energias renováveis tem um impacto positivo na economia, criando novos empregos e oportunidades de negócios.
Melhorias na saúde
O uso de fontes de energia renováveis reduz substancialmente a exposição da população às partículas tóxicas emitidas por fontes de energia convencional.
Maior estabilidade econômica
O uso da energia renovável ajuda a manter o preço dos combustíveis, evitando grandes variações no custo.
Maior benefício para o agricultor
As fazendas de energia renovável podem ajudar os agricultores a gerar mais renda com as terras não cultivadas.
Conclusão
Os benefícios do uso das energias renováveis são imensuráveis. As principais fontes de energia que não geram emissões prejudiciais ao meio ambiente podem contribuir para a redução de custos, maior segurança, benefícios para o meio ambiente e melhorias na saúde pública. A adoção dessas fontes de energia é fundamental para um futuro sustentável e próspero para todos.