Modelo de Negócio

Empresas privadas atuam na destinação de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) dos municípios em Aterros Sanitários

A decomposição dos resíduos orgânicos gera biogás, composto por mais de 50% de gás Metano (CH4). A emissão destes gases contribui consideravelmente para o aumento do efeito estufa, uma vez que o  poder de retenção de calor do metano é estimado em 23 vezes maior se comparado ao dióxido de carbono (CO2).

A Liberum Energia fecha acordos de parceria com estas empresas para fazer investimentos na captação do biogás e geração de energia elétrica, agregando valor ao processo e contribuindo para o meio ambiente.

Funcionamento de uma UTE a Biogás

1biogás é captado em poços do Aterro Sanitário e transportado através de uma REDE DE CAPTAÇÃO, formada por válvulas e tubulação em PEAD.

2biogás (rico em metano - CH4) é transportado  para uma CENTRAL DE QUEIMA E EXTRAÇÃO, onde pode ser queimado por um flare (queimador) ou enviado até os motores. A queima do biogás quando não há geração de energia garante o ganho ambiental de transformação do metano em dióxido de carbono. Antes de ser enviado aos motores o biogás é tratado para diminuir os danos aos equipamentos.

3biogás então é utilizado para geração de energia através de GRUPOS GERADORES de alta performance, específicos para esta fonte renovável.

Rolar para cima