A Liberum Energia tem foco em projetos greenfield, o que possibilita a participação efetiva em todas as etapas de evolução dos projetos, desde a engenharia  até o licenciamento ambiental. Com isso, a avaliação de oportunidades pela empresa considera sempre critérios técnicos, regulatórios e sócio ambientais baseados em uma sólida experiência.

O foco da companhia são projetos classificados, do ponto de vista regulatório, como Geração Distribuída (GD). Segundo a Resolução Normativa ANEEL n°482/2012, o conceito de geração distribuída abrange centrais geradoras de energia elétrica com potência instalada até 5MW e que utilize cogeração qualificada ou fontes renováveis de energia elétrica, conectadas na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras.

Atualmente a empresa tem em seu portfólio dois tipos de negócios

GD e o Sistema de Compensação de Energia

A Resolução Normativa ANEEL nº 482 de 2012 introduziu o conceito do Sistema de Compensação de Energia Elétrica no qual a energia entregue pela usinas (Geração Distribuída) à distribuidora local é posteriormente compensada com o consumo de energia elétrica nas faturas de energia dos consumidores.

Benefícios e Vantagens para os Consumidores

  • Não há necessidade de migração para o mercado livre o qual apresenta riscos.
  • Não precisam ser feitas adequações/investimentos no sistema de medição da Concessionária (EDP).

  • Não haverá rescisão de contratos junto a concessionária conectada.
  • Esta modalidade não apresenta riscos de descontinuidade no fornecimento de energia. Os Clientes nunca deixarão de ser atendidos com o suprimento de energia, uma vez que permanecem conectados à distribuidora.

Geração Própria

A Liberum Energia investe na usina

Concessionária de Energia

A Liberum cuida de todos os trâmites frente à Concessionária

Consumidores podem fazer uso da energia gerada por um terceiro em local diferente de suas instalações

A geração de energia da usina é contabilizada na fatura do Cliente

Rolar para cima